Quando eu sei que o meu relacionamento está acabando? 5 Sinais que não falham!

Um relacionamento costuma dar sinais de que está acabando muito antes do que as pessoas estão acostumadas a admitir. Especialistas afirmam que logo no começo da relação, ainda nos primeiros meses, há como saber se há mais chances de sucesso ou não, porque é quando as mágoas começam a ser guardadas.

Para uma relação saudável, a confiança deve estar presente desde sempre, e ser restabelecida sempre que precisar. Isto não ocorre na maioria das vezes, deixando um dos lados ferido, o que vai acabar contribuindo para minar a relação.

Quando nem tudo são flores no relacionamento

Se depois de um tempo você e seu parceiro começam a ter mais discussões do que momentos agradáveis juntos, é hora de sentar e ter uma boa conversa, procurar um terapeuta de casais ou chamar aqueles amigos que sabem ser imparciais para ajudar na mediação.

Para saber a hora certa de pedir ajuda, confira os 5 sinais que não falham ao indicar que seu relacionamento está com problemas, e prestes a acabar.

1. Vocês sentem que precisam defender a própria opinião

No começo são queixas feitas aos amigos, cada um querendo estar sempre certo e falando como o outro não tem razão, depois são as discussões entre vocês.

Não há consenso, os dois sempre acham que estão com a razão, e que não há como conversar, porque sempre sairão magoados.

2. Você sente que seu parceiro só te critica

Pode ser em público – o que é muito pior – ou entre quatro paredes, o que parece é que não há mais elogios, e tudo o que você ouve do outro são críticas.

O sentimento que você tem é de você não é mais bom o suficiente para ele, e não importa o que faça, não há como agradar. O resultado, é que depois de um tempo, quem se sente assim não faz mais nada pelo outro.

3. Tudo é mais importante que você

Seu parceiro começa a sair com os amigos e a ocupar todo o tempo que vocês teriam livre para ficar um com o outro. Pode ser desde colocar os filhos em primeiro lugar, até preferir ficar no escritório a vir para casa.

Com o tempo, ambos vão se sentir sozinhos e esquecidos, e nem mesmo os filhos poderão servir como ‘desculpa’ para manter o relacionamento ativo. A maioria dos casais esquece que os filhos crescem e que no final, terão apenas um ao outro como companhia.

4. Vocês não têm mais contato íntimo

Carinho e sexo são coisas do passado, um procura, mas o outro está ressentido e não quer, ou os dois acabam achando outras coisas para fazer e evitam ter que ficar junto o suficiente para fazerem sexo.

Segundo a especialista em relacionamento, Cathy Meyer , o sexo é como os adultos brincam e se divertem, e isto funciona como uma cola no relacionamento.

5. Ninguém assume a culpa

Além de não conseguirem conversar, ninguém assume a culpa. Em um relacionamento onde ambos discordam o tempo todo, há uma chance de que os dois precisem reavaliar o que sentem, mas há mágoas demais em jogo para que isto seja visto e possa funcionar.

Ao ficarem apenas nas discordâncias, dificilmente vão conseguir resolver alguma coisa.

Mas o que fazer quando eu sei que meu relacionamento está acabando?

Se você viu que seu relacionamento está acabando e quer corrigir enquanto ainda há tempo, há algumas dicas que podem ajudar.

1) Pare de criticar seu parceiro

E comece a falar sobre questões específicas. Você pode parar de ser generalista para agir assim, por exemplo, fale “quando você não me conta que vai sair com seus amigos, isto me magoa”, ao invés de “você sempre sai com seus amigos e nunca me conta”.

2) Não jogue a sujeira para debaixo do tapete

E resolva o problema assim que ele surgir. Evite guardar uma mágoa, se seu parceiro fez alguma coisa que te deixou triste, converse – com calma – assim que possível, porque guardar isto vai fazer a coisa ficar pior em sua mente, e o outro nem terá noção de que te faz mal.

3) Faça sexo, e mais carinho

Há dias em que nenhum dos dois vai estar a fim de fazer sexo, mas é importante manter uma agenda sexual, para que não haja um distanciamento.

Além do mais, o carinho e contato sexual liberam a oxitocina – um hormônio ligado a sensação de amor – e diminui o estresse, causa conhecida de discussões e distanciamentos entre casais.

4) Lembre-se do lado bom do seu parceiro

Você não o escolheu pelos defeitos, então, tente se lembrar e evidenciar o que ele tem de bom. Quando puder, elogie, tente trazer de volta a impressão que te fez se apaixonar, dá mais resultados do que se queixar o tempo todo do que ele faz.

Um felizes para sempre o tempo todo não existe, todos brigam de vez em quando, mas a melhor maneira de criar um relacionamento cheio de amor, confiança e intimidade é assumir a responsabilidade por suas próprias ações e praticar aceitação e empatia pelo outro, e procurar ajuda especializada sempre que achar que as coisas vão fugir do controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *