Confiança na relação: como fazer com que funcione!

Você provavelmente já deve ter escutado que a confiança é a base de todo relacionamento. Não é para menos, já que ela é que faz uma relação ser duradoura e feliz.

No entanto, ter confiança no parceiro nem sempre é fácil para algumas mulheres, o que acaba por causar diversos impactos negativos no relacionamento, deixando-o bastante abalado.

Afinal, por que a confiança é essencial na manutenção do relacionamento?

A falta de confiança promove uma série de problemas na relação, fazendo com que, aos poucos, ela caminhe para seu fim. Entre os principais problemas, destaque para:

Desvalorização do parceiro

Seu companheiro não se sente valorizado ao perceber que você não acredita nele. Em sua mente sempre passará a ideia de que não é possível construir um relacionamento longo se a outra pessoa não confia nele para nada.

Desentendimentos

Outro ponto comum da desconfiança são as discussões, que muitas vezes se encaminham para as brigas. E ninguém gosta de viver em um constante campo de guerra, não é mesmo? Em situações assim, a relação não se torna mais algo bacana e o próximo passo é seu fim.

Privação da liberdade do parceiro

A falta de confiança sempre leva ao sufocamento do parceiro. Você certamente terá vontade de privá-lo de fazer algo sozinho ou com amigos, por medo de perdê-lo.

Não é por acaso que a desconfiança, invariavelmente, caminha ao lado do ciúme, sentimento que também é bastante nocivo ao relacionamento e acaba minando namoros e casamentos.

Como criar confiança na relação?

Ter confiança no parceiro é a chave para um relacionamento saudável

Embora confiar em seu parceiro possa parecer uma tarefa impossível em alguns momentos, há algumas dicas que ajudam a deixar a desconfiança de lado e garantir a harmonia do relacionamento, tornando-o duradouro. Veja, a seguir, quais são essas dicas e passe a adotá-las no dia a dia!

Aprenda a lidar com seu passado

A sensação de desconfiança geralmente está associada a uma experiência anterior, seja uma traição ou um relacionamento que deu errado, situação que causou sofrimento e fica ecoando na mente, como forma de proteção, para evitar novas dores.

É aí que está o problema: é preciso deixar essa experiência onde ela ocorreu, no passado. Não é porque ela aconteceu uma vez que em todos os seus relacionamentos ela também ocorrerá.

Quando se aprenda a lidar melhor com o passado, ele dificilmente terá muita influência em seu novo relacionamento. A ideia é que situações vividas sirvam de lição ou para seu fortalecimento e não para atrapalhar seu presente, impedindo que você seja feliz.

Entenda que as pessoas não são iguais

Esta dica tem a ver com a de aprender a lidar com o passado. A proposta é entender que seu atual parceiro não é igual ao seu ex, ou seja, ele não reproduzirá o mesmo comportamento.

É preciso fazer um esforço para compreender, confiar e valorizar o homem que está com você agora e não o comparar, ainda que mentalmente, ao seu ex. Assim, será possível confiar mais no parceiro e construir um relacionamento feliz.

Acredite em seu parceiro

Ao se deixar levar pela desconfiança é comum se esquecer de um detalhe fundamental: seu parceiro escolheu estar com você, portanto, realmente lhe ama e acredita em você.

Tente ser recíproca nesse sentimento. Acredite em seu companheiro e sua relação. Quando preocupações e dúvidas surgirem, procure analisar a situação friamente e dê um voto de confiança para seu amado.

Melhore sua autoestima e autoconfiança

A falta de confiança também está atrelada a problemas de autoestima. Quando a pessoa não acredita em si própria, é comum passar essa desconfiança aos outros, especialmente ao parceiro.

Se a autoestima está em alta, é mais fácil confiar em si e nas pessoas ao seu redor. Por isso, passe a investir mais em você mesma e se cuide mais, seja comprando algo para si, fazendo tratamentos que sempre quis ou vivenciando algo novo.

Converse com seu parceiro

O diálogo é a melhor solução para qualquer caso. Se seu sentimento de desconfiança for baseado em alguma atitude de seu companheiro, procure conversar com ele sobre isso, para esclarecer a questão.

Explique que tal atitude não lhe agrada ou faz com que sua confiança seja abalada em alguns momentos. Procure sempre ser sincera e passar total segurança ao seu parceiro sobre seus sentimentos.

Dessa forma, você abre uma porta para o diálogo sempre que algo lhe incomodar e ainda resolve a situação de maneira pontual, eliminando prontamente qualquer problema e evitando que a falta de confiança aumente ou se instale definitivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *