Dicas de Como Controlar a Ansiedade, Mesmo que Você Já Tome Remédios Para Isso

Ansiedade – o grande mal do século. Algumas pessoas, aquelas desinformadas e preconceituosas, chamam isso de frescura, porém quem tem sabe que de frescura ela não tem nada. Aliás, medo sem motivo, insegurança, desconforto, apreensão, mal-estar e outros sintomas clássicos não são agradáveis de serem sentidos, não é?

Se você faz parte do grupo de ansiosos, está na hora de aprender a como controlar a sua ansiedade e melhorar sua qualidade de vida. Você pode até estar tomando medicações convencionais, mas nunca é demais conhecer algumas medidas interessantes que podem favorecer o controle da ansiedade.

Dessa forma, entenda hoje sobre:

  • Sintomas físicos e psicológicos da ansiedade,
  • Tipos de ansiedade,
  • Como controlar sua ansiedade.

São dicas que melhorarão o modo como você mesmo(a) enxerga seu problema.

Ansiedade: Mix de Sinais e Sintomas

Nós lidamos com várias preocupações diariamente – são situações familiares, no trânsito, no emprego, na vida social, etc. – que nos abalam e nos fazem recear por coisas que podem acontecer agora ou no futuro.

Preocupações que são vistas como simples pelas pessoas que não possuem ansiedade são como o fim do mundo para aquelas que precisam lidar com esse estado psíquico. Uma crise de ansiedade é ocasionada por uma preocupação tida como “ingênua”.

O que você ansioso(a) sente?

A ansiedade está ligada de forma mais direta com o nosso sistema mental. Por isso, grande parte dos sintomas não são visíveis, pois não são sentidos na pele e sim no psicológico. Veja quais são os sintomas mais comuns que acometem uma pessoa com ansiedade:

  • Medos irracionais,
  • Autoconsciência,
  • Lembranças ruins,
  • Preocupação excessiva,
  • Perfeccionismo,
  • Compulsividade,
  • Vergonha,
  • Aumento dos níveis de tensão,
  • Perda da energia emocional,
  • Dificuldade de concentração,
  • Irritabilidade,
  • Pensamentos descontrolados,
  • Pânico,
  • Perspectivas e pensamentos negativos.

Mesmo dito que a ansiedade é um problema que afeta o psicológico, alguns sintomas físicos poderão se apresentar e ainda podem passar despercebidos pelo(a) ansioso(a). Por exemplo:

  • Insônia,
  • Roer unhas,
  • Tensão muscular,
  • Dores abdominais,
  • Sudorese,
  • Formigamento nas mãos e pés,
  • Taquicardia (coração acelerado),
  • Tremores,
  • Tonturas e sensações de desmaio,
  • Diarreia,
  • Retenção urinária ou maior frequência urinária.

Todos os sintomas devem ser descritos para o médico.

Tipos de Ansiedade

Rapidamente falando, pode-se destacar os tipos de ansiedade que afetam a população de todo o mundo hoje em dia.

  • Síndrome do pânico,
  • Transtorno obsessivo compulsivo (TOC),
  • Transtorno de estresse pós-traumático,
  • Transtorno de ansiedade social (TAS) – ou fobia social,
  • Fobia específica,
  • Ansiedade generalizada.

Para evitar que a ansiedade se torne permanente, desagradável ou mesmo catastrófica, você deve procurar auxílio profissional e aprender a controlar sua ansiedade!

Como Controlar a sua Ansiedade

Controlar a sua ansiedade é quebrar o hábito da preocupação, ou seja, você precisa aprender a lutar contra os seus pensamentos.

Aqui estão algumas formas simples de entender como controlar sua ansiedade.

Cuida da sua mente e do seu corpo

Cuidar de si mesmo(a): um dos passos mais importantes para lutar com sua ansiedade é saber que sua saúde precisa estar equilibrada.

Isso vale para o lado físico e emocional. Tenha atitudes como:

  • Praticar exercícios físicos,
  • Ter algum hobby que lhe proporcione satisfação e prazer,
  • Ter uma alimentação adequada para o organismo,
  • Procurar o apoio de familiares e amigos,
  • Procurar a ajuda de um profissional.

Seus medos e preocupações podem frear de maneira considerável.

Você não poderá ter certeza de tudo sempre

Aceite que você não pode prever as coisas: nossa vida está repleta de incertezas – e isso na vida de uma pessoa ansiosa é uma tortura.

Porém, isso é extremamente ruim para sua saúde e na sua luta de controle do seu problema. Tenha coragem em dizer que não sabe o que vai acontecer, que você vai ter que lidar com imprevistos e que você não tem todas as respostas.

Você não pode ler o futuro, mas você pode estar tranquilo(a) suficiente para ele.

Não fuja dos seus problemas

Encare seu problema de frente: você sabe o que lhe causa ansiedade?

Então, que tal combate-lo? Há muito se diz que para se livrar de um medo deve-se enfrenta-lo frente a frente.

Faça isso e desenvolva o chamado equilíbrio emocional.

Busque técnicas para relaxar

Relaxe: uma pessoa ansiosa está sempre tensa. Então, para controlar a ansiedade deve-se fazer exatamente o oposto!

É bem provável que você já tenha ouvido falar de meditação, técnicas de massagens e acupuntura. Estas são apenas algumas alternativas que trazem resultados incríveis para o seu corpo e mente.

Não somente estas recomendações são interessantes como você pode procurar aplicar outras que também são fáceis para o dia a dia:

  • Converse – não deixe que tudo se acumule dentro de você. Às vezes, tudo que precisamos é de um ombro amigo para podermos desabafar e saber que tudo vai ficar bem,
  • Tome medicações indicadas pelo médico – se o profissional de saúde prescreveu algum remédio, siga as orientações corretas do tratamento.

Lembre-se que aprender a como controlar a sua ansiedade não só irá melhorar sua vida como evitará que crises aconteçam e que acabem provocando outras complicações para sua saúde!

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