Menopausa: O que é? Sintomas e muito mais!

A menopausa é a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devida à cessação da secreção hormonal dos ovários. Como sabemos, este é um processo natural de toda mulher e pode não precisar de tratamento. Porém, se os sintomas forem muito incômodos, deve haver necessidade de procurar um especialista para melhorar sua qualidade de vida. Segundo as estatísticas, a menopausa acontece em média aos 50 anos. O chamado climatério, responsável por esse ciclo tem início aos  40 anos e pode se estender até o 65 anos.

É possível que a própria mulher identifique quando a menopausa chegar. Hoje com as informações e acompanhamento médico, a própria mulher já consegue estar preparada para o começo desse momento.

Identificando a menopausa

Alguns dos sintomas da menopausa são vistos com facilidade, pois chegada a idade prevista fica menos difícil identificar essa mudança. A intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher e alguns deles são mais comuns

  • Fogacho – Calores excessivos;
  • Alterações menstruais;
  • Dores de cabeça;
  • Pele seca e cabelos mais finos;
  • Problemas para dormir;
  • Diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza;
  • Problemas ao dormir;
  • Secura vaginal e muita coceira;
  • Dores na relação sexual.

É possível que muitos dos sintomas venham seguidos de depressão, ansiedade, alterações significativas de humor, perda de memória, dificuldade de concentração, desequilíbrio e tonturas, dores, etc.

Encarando esse período

A partir do momento que temos conhecimento desse período na vida de toda mulher, o que devemos fazer é procurar entender cada vez mais como lidar com ele e tentarmos manter a paciência na espera. Como é algo que não podemos evitar, vale algumas dicas para que você esteja mais tranquila quando esse ciclo apontar em sua vida.

Esse ciclo que se inicia por volta dos 40 anos  e pode ter uma demora significativa na vida feminina, entrando por volta dos 65 anos de idade. Por base, espera-se entre 20 anos até entrar na pós menopausa.

Todo esse processo feminino é visto em quatro fases. A primeira fase feminina é na infância, conhecida como Monarca, antes de sua primeira menstruação.

A segunda fase recebe o nome de Período ou Idade Fértil, quando a mulher recebe a primeira menstruação e vive sua vida fértil até o início dos 40 anos, podendo variar de mulher para mulher. O início da menopausa é chamado de Perimenopausa ou Pré Menopausa que ocorre dois anos antes da Menopausa.

O último processo é conhecido por Climatério ou Pós Menopausa, quando a mulher já obteve sua última menstruação e encerra seu ciclo menstrual de vida. Em geral quando as mulheres se referem aos sintomas da menopausa elas estão se referindo ao sintomas femininos que ocorrem entre o período da perimenopausa e durante o restante do climatério.

Uma das opções para lidar com esse processo é o tratamento com terapias alternativas.

Homeopatia

O tratamento é específico para cada caso e para cada sintoma sentido. O acompanhamento faz com que sejam manipulados remédios em especial para cada caso. O especialista busca quais os principais sintomas que incomodam a mulher e sugere medicamentos de ação importantes para esse período. Um destes são os que devolvem ao organismo uma fração de hormônios que já não estão mais sendo produzidos pelo organismo.

Acupuntura

Qualquer das técnicas milenares chinesas são muito bem vindas para esse processo feminino. Elas são capazes de estimular diferentes pontos do corpo, que são definidos pela inserção de agulhas metálicas que fazem a recuperação e manutenção da saúde.

Meditação

É comprovado que a meditação nos ajuda no decorrer de nossa vida toda, mas quando usada em qualquer causa específica ela tem o poder de transformar a dificuldade em compreensão, podendo diminuir a ansiedade e dores hormonais. Só pelo fato de já aprendermos a respirar corretamente já estamos ajudando nosso organismo a estar melhor, oxigenando e potencializando nossos órgãos de maneira significativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *