Relacionamento Aberto: O Que É? Como Fazer Dar Certo?

Imagine um relacionamento onde duas pessoas se curtem, às vezes passeiam juntas, outras se encontram apenas para fazer sexo, e no dia seguinte não tem nenhum problema de ligar ou não ligar. Estamos falando do relacionamento aberto, você sabe o que é, e como fazer dar certo? Confira neste artigo!

Você conhece as principais características de um relacionamento aberto? Quando duas pessoas decidem optar por terem um relacionamento aberto, se entende que ambas querem ter um envolvimento saudável, onde cada um possa continuar com suas atividades individuais, e sem nenhum problema caso se envolvam com outras pessoas.

Ao contrário do relacionamento fechado, onde um casal heterossexual ou homossexual opta por não permitirem que outras pessoas se envolvam na relação, entende-se assim que o seu parceiro não deverá se relacionar com terceiros.

O objetivo de um relacionamento fechado é que os laços sejam de fidelidade e lealdade acima de qualquer coisa.

Relacionamento Aberto, Um Modelo Para O Futuro?

Apesar da grande maioria das pessoas preferirem ter um relacionamento fechado, já existem alguns casais que optaram por um relacionamento aberto, como é o caso da youtuber Jout Jout e seu namorado Caio.

A ideia do relacionamento aberto ainda está sendo absorvida pelas pessoas, que durante séculos tinham apenas como certo o relacionamento fechado, onde a monogamia era defendida com unhas e dentes, inclusive sendo considerado um pecado a infidelidade.

Acontece que estamos notando que o casamento, por exemplo, falhou e que toda essa ideia de que cada pessoa deve ser monogâmica não é natural.

Sendo assim, poderíamos e devemos começar a pensar no relacionamento aberto como sendo um novo modelo para o futuro, uma vez que a sociedade vai precisar encontrar uma nova forma de se relacionar. Um modelo que seja mais cabível e compatível com a nossa realidade e extinto.

Quais As Principais Dificuldades Em Manter Um Relacionamento Aberto?

Um relacionamento aberto precisa ter um combinado em conjunto, pois como ainda se trata de algo novo, as pessoas ainda estão se acostumando com a ideia de que o parceiro não precisa ser dela. Ninguém é de ninguém, e por mais que isso possa parecer um problema, na realidade seria a melhor maneira para todos começarem a compreender como deve funcionar um relacionamento melhor, com mais qualidade e que não proíba os outros de terem seus desejos.

Certamente ainda existem muitas dificuldades em manter um relacionamento aberto, porque as pessoas ainda estão acostumadas a ver o parceiro como uma propriedade, onde até olhar para o lado está proibido.

Além disso, é preciso ter em mente que você está fazendo um trato e determinadas questões não combinam em um relacionamento aberto, como ciúmes e controle obsessivo pelo que o outro faz ou deixa de fazer.

Por isso, tenha sempre em mente o que você deseja de um relacionamento, reflita sobre o seu momento atual e imagine como um relacionamento aberto poderia funcionar com você. Se você não anda querendo muito compromisso, até mesmo para não perder a sua liberdade, certamente ter um relacionamento aberto poderia funcionar pra você. Tudo é questão de diálogo e respeito com a pessoa que irá se relacionar com você.

O Que Fazer Para Dar Certo?

Se você já decidiu que no momento quer viver um relacionamento aberto, então agora você precisa pensar e agir para fazer dar certo. Antes de mais nada, é preciso refletir sobre algumas questões, vamos lá, confira as dicas!

1 – Relacionamento Aberto Também Tem Regras

Ah, aposto que você pensou que relacionamento aberto era a verdadeira festa da uva, né? Mas não é bem assim não. É preciso que o casal também decida por algumas regras, onde cada um possa dizer o que gosta ou não gosta, o que aceita e o que não aceita. Há casais, por exemplo, que não querem ficar sabendo de qualquer outro envolvimento que o parceiro venha a ter, e isso é compreensível. Por isso, converse e estabeleça as regras.

2 – Identifique Se Você Está Pronto De Verdade

Essa dica serve para qualquer tipo de relacionamento: não comece um namoro por carência. A gente precisa aprender primeiro a ficar com a gente mesmo, e só se relacionar quando estiver pronto. Ninguém é capaz de curar nossas tristezas e carências.

Por isso, veja se você está mesmo pronto para ter um relacionamento aberto, onde as cobranças com o outro não existem, e nem vale ficar triste quando o parceiro aparecer beijando outro na balada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *