Qual a diferença entre Amor e Paixão?

O amor e a paixão andam sempre juntas pela mesma estrada, o nosso comportamento quando estamos amando ou apaixonados, são visíveis para aqueles que fazem parte do nosso dia a dia e da nossa rotina, nossos amigos, nossos familiares, as pessoas que convivem conosco, percebem que estamos nos portando de maneira diferente, são sintomas como, sorrisos prolongados, calma, tranquilidade, pensamentos longe, e vários outros, que mudam o nosso jeito de ser, dizemos enfim, que o amor chegou para nós, ou será a paixão? Será que há de fato uma diferença entre amor e paixão?

Para responder essa pergunta, nada melhor do que o psicólogo e neuropsicólogo Fábio Roesler, e segundo o mesmo, a resposta para essa pergunta que muitas vezes nos aflige é: Sim! Há sim, uma diferença entre amor e paixão, então, sem mais enrolações, qual é essa diferença?

O que é Amor

Segundo o neuropsicólogo, o amor geralmente, está relacionado, a um sentimento bonito, é um sentimento estável e sereno, é um sentimento mais fácil de ser controlado e é um sentimento que não é temido, com isso, sabemos que o amor de verdade, é algo que nos faz muito bem, nos faz ver a vida com novos olhos, a vida se torna mais leve e tornamo-nos sonhadores, a alegria nos invade e permanece em nós, é um sentimento que não há descontrole, algo estável, não há momentos de euforia e outros de queda, permanecemos amando de forma estável, um sentimento que nós dominamos, que não nos torna escravos dele, mas podemos controla-lo de forma serena e tranquila.

Quando de fato amamos uma pessoa, a aceitamos do modo como ela é, amamos as suas perfeições e imperfeições, a paixão, sim, pode chegar a se transformar em amor, caso ela perdure o tempo suficiente e ela amadureça ao ponto de se tornar de fato amor, o amor diferentemente da paixão, é a verdade, não há uma fantasia em relação ao parceiro (a) sabemos seus pontos fortes e fracos, sabemos que ninguém é perfeito, que todos temos imperfeições e amamos dessa forma, sem querer mudar, sem querer impor condições, sem nada que seja forçado, amamos a pessoa pelo que ela é de fato, com suas virtudes e defeitos.

Portanto, o amor diferentemente da paixão, não se alimenta de imaginações e nem de castelos de areia, temos a noção da realidade e amamos, porque amamos, simples assim, o amor nos faz muito bem, pois sempre que bem medido, queremos ver o outro bem e nos sentir bem ao seu lado, é uma troca mútua, rimos de coisas bobas, gostamos da pessoa de verdade, independente dela estar bem vestida, atraente, perfumada, nada muda em relação ao amor, já a paixão, muito facilmente, se desfaz, ás vezes por uma palavra que alguém fala que não gostamos, já perdemos essa paixão, já o amor, não, tudo é de verdade e queremos ter o outro do jeitinho que é.

Se você acredita que é amor, mas acha esse amor impossível de se conquistar, confira esse outro artigo aqui: Como Conquistar um Amor Impossível

O que é Paixão

A paixão por outro lado, segundo o Neuro-psicólogo, é algo que nos invade, que domina os nossos pensamentos, chega de surpresa e nos arrebata, de forma turbulenta e que muitas vezes, chega de forma sofrida, portanto a paixão realmente chega a nos tirar a paz, sentimos uma grande euforia em um dia, mas logo no outro, podemos não sentir absolutamente nada, é algo muito passageiro, não é estável como o amor, a paixão não nos deixa pensar em mais nada, além daquilo, não é algo controlável, perdemos o senso das coisas e o foco também, assim, ela age de forma turbulenta, fazendo-nos sofrer muito ás vezes, pois além de não conseguir controla-la, acabamos nos culpando se não der certo, acreditamos que somente podemos ser felizes, se essa paixão for correspondida, e nem sempre isso, acontece.

Segundo o especialista, há estudos que apontam que a paixão é algo que dura realmente pouco tempo, em média 6 meses, segundo o estudo, mas afirma que não é possível, determinar um tempo cronológico, pois cada caso é um caso, e cada história tem um contexto diferente, podendo durar mais ou menos, do que essa período que apontou o estudo.

Para os apaixonados, o modo como veem o outro é bem diferente do que o modo que uma pessoa, que realmente ama de verdade vê, o apaixonado, quer que o outro, seja da forma como ele quer, portanto, o apaixonado, vê as imperfeições da pessoa com quem está se relacionando e espera que a pessoa possa mudar, ser aquilo que se espera e não o que realmente a pessoa é.

A paixão chega a ser muito mais intensa do que o amor, devido a forma como ela age em nós, para o apaixonado, nada mais existe no mundo a não ser a pessoa que se deseja, é algo muito intenso, incontrolável, não conseguimos prestar atenção em outras coisas, atinge nossa vida social e profissional, perdemos desempenho no trabalho e em nossas outras atividades diárias, a paixão nos consome, nos torna escravos dela e com isso, sofremos muito, pois queremos de qualquer forma que ela seja correspondida, e no nosso tempo, queremos ainda, mudar algumas coisas que na pessoa nos incomoda, seja na sua forma de ser ou agir.

Diferença entre Amor e Paixão

Enfim, esclarecida a grande dúvida entre amor e paixão, são sentimentos parecidos, sentimentos muito comuns, mas que com cuidado e com uma observação podemos detectar a diferença entre eles, é de extrema importância sabermos se fato o que sentimos é amor ou paixão, pois, podemos muitas vezes, dar muita ênfase na paixão, acreditando que é amor e acabamos nos perdendo, e em outros casos, não damos o devido valor ao amor, que é verdadeiro, acreditando que vai passar, mas, nunca passa, o amor deve ser valorizado, deve se assumir um papel muito importante na nossa vida, devemos amar e ser amados de verdade, só assim, a vida valerá a pena, pois, sem amor, nada somos, fique atento para a próxima vez que se sentir apaixonado (a), ás vezes pode ser só uma paixão passageira, ou talvez, o amor verdadeiro tenha chegado na sua vida.

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário!

One Reply to “Qual a diferença entre Amor e Paixão?”

  1. Alvaro Carneiro

    Simples: você ama alguém? Sim? Ok, então você morreria no lugar dela? Tomaria um tiro no lugar dela? Você daria a sua vida por esta outra pessoa? Tem certeza? Sim? Então voce ama.

    Se a resposta é não, pode ser tudo – menos amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *